Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Trabalho sobre Tim Burton

por ornitorrincoquantico, em 10.06.09

 

 

Eu iniciei uma pesquisa de iniciação científica em 2006 e continuo com ela até hoje. Estou analisando o uso da cor nos filmes do Tim Burton e como a cor é um elemento importante para a análise e recuperação de imagens e filmes.

 

Lá no comecinho a ideia era outra, bem diferente, mas após diversas conversas com minha orientadora a ideia voi modificando, evoluindo e se tornou o que é hoje. A ideia nasceu porque eu trabalhava como designer gráfico em Minas e tinha muita dificuldade em localizar imagens para realizar minhas artes gráficas, perdia muito tempo na recuperação de imagens. Aí, ao entrar na biblioteconomia, decedi que iria me dedicar a essa questão e aliar ela a uma coisa que sempre gostei: o cinema. Acredito que minha orientadora e eu estamos no caminho certo, porque até mesmo o Google lançou recentemente o recurso de recuperar imagens por cor no seu buscador. Vocês não fazem ideia de como isto é útil pra quem trabalha com arte e publicidade.

 

Agora esta pesquisa se tornou meu trabalho de conclusão de curso. Teve início este semestre e será concluído no próximo. De 2007 ao início de 2009 mergulhei a fundo em diversos livros importantes para análise da imagem e para entender o que é a cor. Não foi fácil, são dois temas muito complexos e interdisciplinares, principalmente a cor. Também descobri a semiótica e ela está sendo minha principal ferramenta de trabalho.

 

Dei um passeio nos jardins da arte, comunicação (cinema, publicidade, jornalismo), psicologia, biologia, física, química, ciências sociais... Teve horas que quase entrei em desespero, mas não desisti e descobri uma área maravilhosa. É imprecionante como a cor é importante em nossas vidas e a gente muitas vezes nem se dá conta disto.

 

Este semestre passei realizando os fichamentos dos textos e agora estou preparando a parte teórica, para no próximo semestre cair fundo na análise propriamente dita dos filmes do Tim Burtom. Mesmo assim, já descobri coisas fascinantes nos filmes dele, principalmente dos quatro filmes que selecionei para o trabalho: Edward Mãos de Tesoura, Peixe Grande, A fantástica fábrica de chocolate e A noiva cadáver.

 

Futuramente vou publicar como anda minha pesquisa, o que venho descobrindo e o que ainda falta fazer. Espero que vocês gostem e sugestões e críticas serão sempre bem vindas. Ah, também preciso contar porque escolhi o Tim Burton. É uma história engraçada

 

Também espero que consiga levar todo esse conhecimento que estou trabalhando para minha vida profissional no futuro. Não imaginam como é difícil definir qual é minha profissão hoje em dia, porque minha carreira tá virando uma quimera com 4 cabeças (Design, Administração, Biblioteconomia e Cinema). Meu desafio é não assustar o "mercado" com esta criatura...rzz

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:10


4 comentários

Sem imagem de perfil

Paloma Fernandes a 02.08.2009

Caro Rubens, gostei que você esta fazendo pesquisa sobre esse gênio que é o Tim Barton. sou estudante Design de moda e estou definindo o Tim como minha fonte de inspiração, para um projeto de acessórios.Não vai ser facíl, amanhã apresento a idéia para minha orientadora vamos ver.Sorte ai
Imagem de perfil

ornitorrincoquantico a 04.08.2009

Oi Paloma,
Obrigado! Que legal seu projeto de acessórios, espero que dê certo. Nos avise sobre o andamento do seu projeto e se precisar de alguma ajuda entre em contato.
Até mais!
Rubens
Sem imagem de perfil

Erica a 16.04.2010

Que legal! Um amigo meu está fazendo a monografia sobre o Tim Burton e a direção de arte. Se voce puder ajudar enviando informações sobre, eu agradeceria muito!!
beijos
Sem imagem de perfil

Iara a 13.02.2014

Achei muito interessante essa sua pesquisa. Mandei um email para você, no email fornecido pelo blog, se você puder me ajudar ficarei muito agradecida :) abraço

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.