Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Usar a web por lazer aumenta a produtividade

por ornitorrincoquantico, em 02.04.09

Finalmente uma notícia que mostra que impedir o acesso a informação de funcionários pode não ser um bom negócio. Eu acredito que quando uma empresa possui uma política de restrição de acesso muito forte os seus colaboradores acabam se sentindo como inimigos. O principal pensamento da organização acaba sendo: se não forem reprimidos eles serão desonestos e farão de tudo para atravancar a produtividade e gerar prejuízos.

E isso não acontece só com a internet não, muitas empresas punem funcionários que conversam fora da hora, que conversam demais durante o café, que leem alguma revista ou jornal ou falam ao telefone, mesmo nos seus próprios celulares.

Existem exageros? Sim, é claro. Mas existem caminhos muito mais eficientes e produtivos para a empresa continuar sua produtividade e ainda ganhando a confiança de seus funcionários. Funcionários devem ser vistos como parceiros, não inimigos! E cada empresa possui características diferentes, umas vão precisar de uma restrição maior, outras em determinados períodos e algumas não precisarão.

Enfim, deixo a matéria para reflexão:

 

Usar a web por lazer aumenta a produtividade

InfoExame

 

MELBOURNE - Flagrado mandando mensagens no Twitter ou no Facebook durante o trabalho? Isso o tornará um funcionário melhor, segundo um estudo australiano que mostrou que navegar na internet por diversão durante o expediente aumenta a produtividadeO estudo feito pela Universidade de Melbourne mostrou que pessoas que utilizam a web para fins pessoais no escritório são quase 9% mais produtivas do que aquelas não o fazemO autor do estudo, Brent Coker, do departamento de administração e marketing, afirmou que "navegar na Internet por lazer no trabalho", ou WILB (na sigla em inglês), ajuda a aprimorar a concentração dos empregados"As pessoas precisam relaxar um pouco para voltarem a se concentrar", disse Coker no site da instituição"Pausas curtas e moderadas, como uma rápida navegação na Internet, permitem que a mente descanse, levando a uma concentração total maior para o dia de trabalho e, como resultado, aumenta a produtividade", acrescentou eleSegundo o estudo feito com 300 funcionários, 70% das pessoas que usam a Internet no trabalho se encaixam na categoria WILBEntre as atividades mais populares de lazer estão a busca por informação sobre produtos, leitura de notícias e sites, jogos online e vídeos no Youtube"As companhias gastam milhões em softwares para impedir que seus empregados assistam a vídeos, acessem sites de rede social ou façam compras online com o pretexto de que isso custa milhões em perda de produtividade", explicou Coker.

"Nem sempre este é o caso"Entretanto, Coker afirmou que o estudo procurou pessoas que navegam com moderação, ou ficam na Internet menos de 20 minutos do tempo total que passam no escritório.

 

Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/tecnologia/usar-web-lazer-aumenta-produtividade-340642.shtml

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:14



Mais sobre mim

foto do autor